O Conservatório Musical “CMM”, é uma Escola aprovada e fundamentada nas Deliberações CEE 33/72 e 14/73 em 20/03/ 1979. São 38 anos com expertise na Formação de Profissionais treinados e capacitados ao mercado de Trabalho. Em 2017, o CMM passa a atender as modalidades do Ensino Básico, Preparatório para o Técnico Profissionalizante e para o Ensino Superior na área de Música com direito a certificado.

O CMM possui como proposta pedagógica, o Ensino da Educação Musical em todas as idades, incluindo também a fase intrauterina, mantendo o compromisso com a formação do ser nos aspectos emocionais, intelectuais, atitudinais, sociais e éticos, tendo em vista a pessoa como centro da Educação, norteadora do processo ensino aprendizagem, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade melhor e da formação global do ser humano. Musicalizar é transformar!

 

Os quatro pilares da Educação da Unesco

 

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    APRENDER A SER: desenvolver a autoestima, a autodeterminação, a autorealização, a acessibilidade pessoal, a espiritualidade, o pensamento crítico e a imaginação criadora.
     
    APRENDER A CONVIVER: descobrir o outro, desenvolvendo a percepção da interdependência, da não violência, da capacidade de administrar conflitos e da valorização do próximo.
     
    APRENDER A CONHECER: despertar o prazer de conhecer, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, compreender o mundo, a sociedade e o movimento das ideias.
     
    APRENDER A FAZER: desenvolver habilidades e competências que levem à aplicação da tecnologia na vida moderna e ao desenvolvimento de novas lógicas e da criatividade.

     

    Estrutura e Filosofia

     

    O Conservatório Musical CMM, conta com currículo e tecnologia educacional atualizados, além de dispor de um amplo espaço para as aulas de Música instrumental, Teoria Musical, Canto Coral e Musicalização Infantil. É formado por profissionais especializados que interagem entre si, no esforço de trabalharem integrando os saberes e/ou as atividades programadas, instigando a aprendizagem do aluno, respeitando sua faixa etária e suas características individuais, em sintonia com os princípios filosóficos, psicopedagógicos da Escola em relação direta com a realidade sócio-econômico- política.
    A Educação Inclusiva, também presente no CMM, aponta para a transformação de uma sociedade como um todo e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes no processo de reestruturação da cultura, da prática e da interação social musical.

     

    Nosso compromisso pedagógico segue os parâmetros nacionais curriculares (PCNs), buscando essencialmente:

     

    Que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos sendo necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. Envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino e promovendo interação com os grupos musicais e artísticos das localidades, a escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores talentosos ou músicos profissionais. Incentivando a participação em shows, festivais, concertos, eventos da cultura popular e outras manifestações musicais, ela pode proporcionar condições para uma apreciação rica e ampla onde o aluno aprenda a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história.