EDUCAÇÃO MUSICAL PARA JOVENS E ADULTOS

Possui como base: Educação Musical.

Nas áreas de Prática em Instrumento Individual, Teoria Musical, Percepção rítmica, melódica e Canto Coral.

A música é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade, pois através dela é possível transmitir não somente palavras, mas também sentimentos, idéias e ideais que podem ganhar grandes repercussões didáticas se bem direcionadas.

A Educação Musical para jovens e adultos possui como base, a alfabetização e aprendizagem na área da Teoria Musical e na área da Prática em Instrumento.

O Canto Coral incluso desde o início da aprendizagem, é desenvolvido através do desenvolvimento da percepção auditiva, tornando o aluno sensível aos sons, bem como ao desenvolvimento da afinação da voz, além de conhecer e praticar a leitura de partituras. Afinal de contas: “Quem sabe ouvir, sabe reproduzir”.

O desenvolvimento musical contribui diretamente no desenvolvimento do aluno em relação ao cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno, independente de sua faixa etária. A música promove em alunos com deficiências uma maior inserção no convívio social.

Ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

 

Objetivos:
A comunicação e a expressão pela música através da interpretação, improvisação e composição. Apreciação da música pela escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical. O Estudo e a abordagem da música em vários contextos culturais e históricos que através da expressão musical de vários povos em diferentes épocas e estilos.